ACADÊMICOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ADOTADA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDESTE DA BAHIA (UESB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9038

Resumo

A partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados, constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37% dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto, ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer, representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil. 

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Biografia do Autor

Daniel Cardoso Alves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Professor Mestre (efetivo) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-MG): Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB-BA (2009). Obteve o título de Especialista em Geografia, Área de Concentração em Análise do Espaço Geográfico, e de Mestre em Ciências Ambientais, Área de Concentração em Meio Ambiente e Desenvolvimento, nos anos de 2010 e 2014, respectivamente, pela mesma Universidade. Tem formação complementar em Introdução e Didática de Filosofia (2015) pela Faculdade Innovato (FI-GO) e em Filosofia da Educação I (2015) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA). É certificado, pela Universidade Corporativa do Servidor Público do Estado da Bahia (UCS-BA), como Instrutor da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e, pela Universal Informática-BA, como operador de sistemas. Tem experiência na Área de Ciências Humanas, com ênfase em Ensino de Geografia, Cultura, Sociedade e Natureza e Filosofia da Educação, atuando, também, na Área de Ciências Sociais Aplicadas (gestão e legislação universitária no Serviço Público). Participou e participa na condição de colaborador, ministrante, apoio administrativo, coordenador e pesquisador de projetos de extensão, projetos de pesquisa e de grupos de pesquisa do CNPQ nas Universidades Estaduais do Sudoeste da Bahia (UESB-BA) e de Minas Gerais (UEMG-MG). Foi professor dos Cursos de Especialização em Educação e Gestão Ambiental da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG-BA), Gestão Universitária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA) e do Ensino Fundamental II, Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação do município de Vitória da Conquista-BA. Atuou como Professor Especialista e Gestor de Pólo do Projeto de Extensão Universidade Para Todos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UPT/UESB-BA). Exerceu a função de Técnico Universitário na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA), onde integrou variadas comissões de assuntos acadêmicos e ocupou diversos cargos, dentre os quais: Coordenador de Matrícula, Coordenador de Registro e Controle de Discentes, Secretário de Expediente e Protocolo, Subgerente de Extensão, Coordenador de Programas e Projetos, Coordenador de Pós-Graduação e Diretor Geral de Cursos. É professor e pesquisador de educação superior, nível IV/mestre, grau A, da FaE/UEMG-MG, Campus Universitário de Belo Horizonte - MG, Área de Filosofia e Educação do Departamento de Fundamentos Sócio históricos e Filosóficos da Educação (DFSHFE).

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Alves, D. C. (2019). ACADÊMICOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ADOTADA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDESTE DA BAHIA (UESB). Diversidade E Educação, 7(1), 121–150. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9038