CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Autores

  • André Morando UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Nadia Geisa Silveira de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9034

Resumo

Neste artigo, problematizamos e discutimos as práticas discursivas vinculadas à produção do corpo e da sexualidade nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Examinamos publicações que trazem relatos de experiências pedagógicas de graduandos ligados(as) ao PIBID e aos estágios de docência. Essas publicações estão presentes nas atas de dois importantes eventos científicos: ENPEC e ENEBIO. Inspirados pelos estudos foucaultianos nas suas vertentes pós-estruturalistas, buscamos conhecer os discursos colocados em ação para ensinar sobre o corpo e a sexualidade em sala de aula. Embora os autores entendam e defendam a necessidade de uma abordagem que trate da dimensão social relativa ao corpo e à sexualidade, principalmente, relacionada com as experiências de vida dos alunos, o processo de ensino-aprendizagem continua associado aos discursos biológicos, da anatomia e da fisiologia, e médicos com a finalidade de prevenção de doenças e da gravidez.

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Biografia do Autor

André Morando, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Biologia Celular, Mestre e Doutorando em Educação em Ciências

Nadia Geisa Silveira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profª. Drª do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Morando, A., & Souza, N. G. S. de. (2019). CORPO, SEXUALIDADE E GÊNERO: VERDADES IMBRICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. Diversidade E Educação, 7(1), 227–243. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9034