CRIANÇAS E ADOLESCENTES MINISTRAM AULAS SOBRE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Autores

  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Hugo Romano Mariano Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9010

Resumo

O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. As análises partem de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 apresentaram às universitárias e universitários conteúdos relacionados ao gênero. A partir das apresentações das crianças e adolescentes, pudemos inferir que seus interesses sobre à temática do gênero dizem respeito à demandas próprias daquilo que os constitui enquanto sujeito, que no espaço escolar se organiza como um fazer crítico diante das relações estabelecidas nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Altmann, H., & Mariano, H. R. (2019). CRIANÇAS E ADOLESCENTES MINISTRAM AULAS SOBRE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. Diversidade E Educação, 7(1), 244–259. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9010