Vídeo mulheres: um acontecimento problematizado em cotidiano educativo
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8933Resumen
Os cotidianos educativos possibilitam aos sujeitos experimentarem modos detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos os acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus de irrupção, deixando pistas para que pensemos sobre si e o Outro, em histórias plurais. O presente relato de experiências objetiva problematizar acerca dos processos de criação e socialização do vídeo Mulheres (2018), destinado a uma mobilização pedagógica com turmas do ensino superior. Recorre a metodologia S-IVAM, com aporte em Vilaça (2006) e segue as etapas de seleção, investigação e visões acerca do problema; elaboração da ação e das reflexões. A análise dos dados considera uma das nove narrativas que compõe a íntegra do audiovisual produzido, ancorada na categoria palavras e escutas às mulheres. Os resultados acenam importância aos acontecimentos de autoafirmação feminina, do direito a viver a palavra postada que diz de si mesma, de conquistar o lugar de fala como ato político.
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