Vídeo mulheres: um acontecimento problematizado em cotidiano educativo

Autores/as

  • LISIANE GOETTEMS IFFar- Instituto Federal Farroupilha
  • Maria Simone Vione Schwengber UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8933

Resumen

Os cotidianos educativos possibilitam aos sujeitos experimentarem modos detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos os acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus de irrupção, deixando pistas para que pensemos sobre si e o Outro, em histórias plurais. O presente relato de experiências objetiva problematizar acerca dos processos de criação e socialização do vídeo Mulheres (2018), destinado a uma mobilização pedagógica com turmas do ensino superior. Recorre a metodologia S-IVAM, com aporte em Vilaça (2006) e segue as etapas de seleção, investigação e visões acerca do problema; elaboração da ação e das reflexões. A análise dos dados considera uma das nove narrativas que compõe a íntegra do audiovisual produzido, ancorada na categoria palavras e escutas às mulheres. Os resultados acenam importância aos acontecimentos de autoafirmação feminina, do direito a viver a palavra postada que diz de si mesma, de conquistar o lugar de fala como ato político.

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Biografía del autor/a

LISIANE GOETTEMS, IFFar- Instituto Federal Farroupilha

Doutoranda em Educação nas Ciências- UNIJUI; docente em Educação Física no Instituto Federal Farroupilha-IFFar, Campus Panambi/RS.

Maria Simone Vione Schwengber, UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora, Docente no Programa de Pós-Graduação na Educação nas Ciências, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI

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Publicado

2019-09-11

Cómo citar

GOETTEMS, L., & Vione Schwengber, M. S. (2019). Vídeo mulheres: um acontecimento problematizado em cotidiano educativo. Diversidade E Educação, 7(1), 184–204. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8933