O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA

Autores

  • Aline Giorgis Santos Simões Unipampa
  • Dulce Mari Silva Voss Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8492

Resumo

Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Giorgis Santos Simões, Unipampa

Psicóloga.

Especialista em Educação e Diversidade Cultural.

Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino Universidade Federal do Pampa.

 

Dulce Mari Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa. Docente permanente do Programa de mestrado Acadêmico em Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa Philos Sophias.

Referências

ALTMANN, Helena. A sexualidade adolescente como foco de investimento político- educacional. 27ª Reunião Nacional da ANPEd – 21 a 24 de novembro de 2003, Caxambú, MG, 2003. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/ge23/t235.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2016.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1987.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos LGBT. Brasilia, 2009.

DAL'IGNA, Maria Cláudia. Gênero, sexualidade e desempenho escolar: modos de significar os comportamentos de meninos e meninas. 30ª Reunião Nacional da ANPEd – 07 a 10 de outubro de 2007, Caxambu, MG, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23-3467-int.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2016.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação.

PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 21, n. 02, p. 371-389, jul./dez. 2003. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/9717-29081-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 05 de março de 2016.

FOUCAULT, Michel . A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FRANCO, Neil; CICILLINI, Graça Aparecida. Professoras travestis e transexuais brasileiras e seu processo de escolarização: caminhos percorridos e obstáculos enfrentados. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia, GO, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_3241_texto.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2016.

SANTOS, Dayana B. C. dos. A escola como empreendimento biopolítico de governo dos corpos e subjetividades transexuais. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_3181_texto.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2016.

SILVA, Mirian Pacheco. Quando o estranho é o professor: narrativas sobre sexualidade e o currículo de formação de professores. 30ª Reunião Nacional da ANPEd – 07 a 10 de outubro de 2007, Caxambu, MG, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23-3718-int.pdf . Acesso em: 05 de março de 2016.

TORRES, Marco Antonio. Docência, transexualidades e travestilidades: a emergência rede trans Educ Brasil. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt23_3241_texto.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2016.

VEIGA-NETO, Alfredo. As duas faces da moeda: heterotopias e emplazamientos curriculares. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 45. p. 249-264, jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/n45/a13n45.pdf. Acesso em: 02 de junho de 2016.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Giorgis Santos Simões, A., & Silva Voss, D. M. (2019). O QUE É DITO SOBRE OS SUJEITOS QUE ESCAPAM À NORMA NA ESCOLA. Diversidade E Educação, 6(2), 90–98. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8492

Edição

Seção

Diversidade em Debate