MENINOS HOMENS PRETOS, EDUCAÇÃO E ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20085

Resumen

O presente trabalho discute a presença de meninos homens pretos dentro da escola, pensando primeiramente o contexto histórico da inserção da população negra dentro das escolas brasileiras, a partir daí, utilizamos o conceito de masculinidades negras desenvolvida por Tommy Curry que utiliza o conceito de genre desenvolvido por Sylvya Winter para pensar os homens negros dentro de sociedades racializadas. Utilizamos como referencial teórico os Estudos sobre Homens Negros, e os estudos produzidos no Brasil sobre juventudes negras e escola, enfocando na presença de adolescentes negros, que conforme as pesquisas brasileiras são os que mais evadem a escola durante o ensino fundamental.

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Biografía del autor/a

Monica Francisco, UFSB

Pesquisadora de temáticas relacionadas a juventudes e educação.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

FRANCISCO, Monica. MENINOS HOMENS PRETOS, EDUCAÇÃO E ESCOLA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 314–331, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20085. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20085. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais