IDENTIDADES EM MOVIMENTO, MASCULINIDADES EM EXPERIMENTO

UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20057

Resumen

As masculinidades, entendidas como construção cultural, histórica, contingente, têm sido cada vez mais problematizada na Educação Física, sobretudo diante de tensões políticas para padrões hegemônicos e vivências plurais. Compreender como a produção acadêmica nacional aborda o tema é fundamental para identificar avanços, desafios e possibilidades. Este artigo apresenta uma revisão integrativa da produção brasileira acerca das masculinidades na Educação Física nos últimos 10 anos. Os artigos analisados nas bases CAPES e SciELO foram representados em quatro eixos: masculinidade na Educação Física escolar; em espaços não escolares; na formação docente; e na estética e comunicação. Cada eixo discute como as masculinidades são construídas, mantidas ou tensionadas nesses contextos. Os resultados indicam que a área contribui para a reprodução de masculinidades hegemônicas, associadas à virilidade, disciplina e exclusão, ao mesmo tempo em que cria fissuras e alternativas para o enfrentamento das desigualdades de gênero promovidos por esses mesmos modelos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Vargas Bozzato, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando na condição de bolsista (CAPES/DS) no programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica na Escola. Mestre e licenciado em Educação Física pela UFPel. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares pós-críticos (GEIP/UFPel), membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE/UFPel) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças (LEPGIC/UFSC). Atuou em projetos de extensão e pesquisa voltados a iniciação esportiva (Projeto de Extensão Andorinha; Projeto de Extensão Jogando para Aprender; Projeto de Extensão Brincando de Ginástica) e envolvido em atividades extensionistas como participante (Vivências Ginásticas Universitárias (UFPel). Na área de ensino, realizou monitorias nas disciplinas Pedagogia do Esporte, Introdução a Educação Física com enfoque na escola e Estágio docência na disciplina Teoria e prática pedagógica na Educação Física. Atuou na condição de bolsista de Iniciação Científica (Cnpq/PIBIC); bolsista de monitoria na disciplina Introdução a Educação Física - enfoque na escola; bolsista no Programa Residência Pedagógica; e bolsista CAPES durante o mestrado.

Franciele Roos da SIlva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com Estágio Sanduíche na University of Wisconsin (Madison/WI/USA) sob orientação de Thomas Popkewitz. Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Graduada em Educação Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência com a Educação a Distância (tutora e professora pesquisadora) e como professora de Educação Física na Educação Básica. As temáticas de maior interesse são: Educação Física Escolar,Trabalho Docente e questões interligadas a tais temáticas, principalmente com ênfase no Currículo, Didática e perspectivas foucaultianas.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

VARGAS BOZZATO, Lucas; ROOS DA SILVA ILHA, Franciele. IDENTIDADES EM MOVIMENTO, MASCULINIDADES EM EXPERIMENTO: UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1080–1105, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20057. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20057. Acesso em: 15 dic. 2025.

Número

Sección

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais