IDENTIDADES EM MOVIMENTO, MASCULINIDADES EM EXPERIMENTO
UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20057Resumen
As masculinidades, entendidas como construção cultural, histórica, contingente, têm sido cada vez mais problematizada na Educação Física, sobretudo diante de tensões políticas para padrões hegemônicos e vivências plurais. Compreender como a produção acadêmica nacional aborda o tema é fundamental para identificar avanços, desafios e possibilidades. Este artigo apresenta uma revisão integrativa da produção brasileira acerca das masculinidades na Educação Física nos últimos 10 anos. Os artigos analisados nas bases CAPES e SciELO foram representados em quatro eixos: masculinidade na Educação Física escolar; em espaços não escolares; na formação docente; e na estética e comunicação. Cada eixo discute como as masculinidades são construídas, mantidas ou tensionadas nesses contextos. Os resultados indicam que a área contribui para a reprodução de masculinidades hegemônicas, associadas à virilidade, disciplina e exclusão, ao mesmo tempo em que cria fissuras e alternativas para o enfrentamento das desigualdades de gênero promovidos por esses mesmos modelos.
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