IDENTIDADES EM MOVIMENTO, MASCULINIDADES EM EXPERIMENTO

UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20057

Abstract

As masculinidades, entendidas como construção cultural, histórica, contingente, têm sido cada vez mais problematizada na Educação Física, sobretudo diante de tensões políticas para padrões hegemônicos e vivências plurais. Compreender como a produção acadêmica nacional aborda o tema é fundamental para identificar avanços, desafios e possibilidades. Este artigo apresenta uma revisão integrativa da produção brasileira acerca das masculinidades na Educação Física nos últimos 10 anos. Os artigos analisados nas bases CAPES e SciELO foram representados em quatro eixos: masculinidade na Educação Física escolar; em espaços não escolares; na formação docente; e na estética e comunicação. Cada eixo discute como as masculinidades são construídas, mantidas ou tensionadas nesses contextos. Os resultados indicam que a área contribui para a reprodução de masculinidades hegemônicas, associadas à virilidade, disciplina e exclusão, ao mesmo tempo em que cria fissuras e alternativas para o enfrentamento das desigualdades de gênero promovidos por esses mesmos modelos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Vargas Bozzato, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando na condição de bolsista (CAPES/DS) no programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica na Escola. Mestre e licenciado em Educação Física pela UFPel. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares pós-críticos (GEIP/UFPel), membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE/UFPel) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ginásticas, Infâncias e Crianças (LEPGIC/UFSC). Atuou em projetos de extensão e pesquisa voltados a iniciação esportiva (Projeto de Extensão Andorinha; Projeto de Extensão Jogando para Aprender; Projeto de Extensão Brincando de Ginástica) e envolvido em atividades extensionistas como participante (Vivências Ginásticas Universitárias (UFPel). Na área de ensino, realizou monitorias nas disciplinas Pedagogia do Esporte, Introdução a Educação Física com enfoque na escola e Estágio docência na disciplina Teoria e prática pedagógica na Educação Física. Atuou na condição de bolsista de Iniciação Científica (Cnpq/PIBIC); bolsista de monitoria na disciplina Introdução a Educação Física - enfoque na escola; bolsista no Programa Residência Pedagógica; e bolsista CAPES durante o mestrado.

Franciele Roos da SIlva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com Estágio Sanduíche na University of Wisconsin (Madison/WI/USA) sob orientação de Thomas Popkewitz. Mestre em Educação (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar e em Gestão Educacional (UFSM); Graduada em Educação Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência com a Educação a Distância (tutora e professora pesquisadora) e como professora de Educação Física na Educação Básica. As temáticas de maior interesse são: Educação Física Escolar,Trabalho Docente e questões interligadas a tais temáticas, principalmente com ênfase no Currículo, Didática e perspectivas foucaultianas.

Published

2025-12-13

How to Cite

VARGAS BOZZATO, Lucas; ROOS DA SILVA ILHA, Franciele. IDENTIDADES EM MOVIMENTO, MASCULINIDADES EM EXPERIMENTO: UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1080–1105, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20057. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20057. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais