MASCULINIDADES DISSIDENTES NO ENVELHECIMENTO: SEXUALIDADE, REDES E BEM-ESTAR ENTRE HOMENS GAYS 40+

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20052

Resumen

Este artigo analisa como homens gays a partir de 40 anos articulam sexualidade, sociabilidade e qualidade de vida ao longo do curso de vida, diante da transição demográfica e invisibilidade nos censos demográficos. Objetivou-se compreender de que modo a sexualidade se conecta a percepção de bem-estar e sociabilidade. Trata-se de um estudo qualitativo com cinco participantes; utilizando-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise temática (MINAYO, 2009). Emergiram seis eixos: repressão identitária; sexualidade como resistência; espiritualidade e cuidado de si; invisibilidade e reconhecimento; redes e qualidade de vida; finitude. Os achados indicam coexistência de ageísmo e estigma sexual-de-gênero com reinvenção identitária, famílias escolhidas e erotismo centrada na intimidade, afeto e autonomia, menos focado na genitália, ampliando suporte e bem-estar. Conclui-se que essa reconfiguração da sexualidade opera como vetor protetivo em saúde e demanda de marcadores de orientação sexual e identidade de gênero nos censos produzindo informações para políticas intersetoriais equitativas.

PALAVRAS-CHAVE: Masculinidades. Envelhecimento. Sociabilidade. Qualidade de Vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sirlene Mathias Da Veiga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS/UFSM

Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2025)

Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2001)

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano (1999)

Marlon Crestani Garcia, UFSM

Mestrando em Ciências do Movimento e Reabilitação pela Universidade Federal de Santa Maria;  Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2019)

Gustavo De Oliveira Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS/UFSM

Pós-doutor em Dança pela UFBA ,  Doutor em Educação pela UFRGS/RS , Mestre em Educação pela UFSM/RS,  Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena), Professor do Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Santa Maria

Quenia Rosa Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS/UFSM

Mestra em Gerontologia, Psicóloga da Universidade Federal de Santa Maria

Sonia Elisa Kuhn, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS/UFSM

Mestranda  em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria. Nutricionista

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

DA VEIGA, Sirlene Mathias; CRESTANI GARCIA, Marlon; DE OLIVEIRA DUARTE, Gustavo; ROSA GONÇALVES, Quenia; KUHN, Sonia Elisa. MASCULINIDADES DISSIDENTES NO ENVELHECIMENTO: SEXUALIDADE, REDES E BEM-ESTAR ENTRE HOMENS GAYS 40+ . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 898–923, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20052. Acesso em: 15 dic. 2025.