VOZES DE PROFESSORAS NA DISPUTA PELOS SENTIDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19988

Resumen

Este artigo investiga os efeitos formativos do curso Gênero e Diversidade na Escola, ofertado em uma cidade do interior paulista. Partiu-se da hipótese de que cursos como esse, conduzido de forma crítica e contextualizada, podem provocar deslocamentos que ultrapassam o domínio conceitual, afetando práticas pedagógicas e processos de subjetivação docente. Buscou-se dar voz as docentes no debate público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise documental de memoriais avaliativos e postagens de trinta docentes nos fóruns temáticos do ambiente virtual do curso. O referencial teórico apoia-se em autores como Jorge Larrosa, Guacira Lopes Louro, Joan Walach Scott, Michel Foucault e António Nóvoa. A análise identificou dez marcas da experiência, agrupadas em três dimensões: pessoal, profissional e formativa. Tais marcas revelaram trajetórias de tensionamento, contribuindo para refletir sobre os desafios da formação docente e sobre o papel da escola diante da diversidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar Garcia, Unesp

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Diretor de Escola, na Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza da Prefeitura de Rio Claro - SP e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Unesp - Rio Claro. 

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

GARCIA, Osmar. VOZES DE PROFESSORAS NA DISPUTA PELOS SENTIDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2504–2527, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19988. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19988. Acesso em: 15 dic. 2025.