O CONTO DE FADA CHAPEUZINHO VERMELHO COMO ARTEFATO CULTURAL

PRECISAMOS DIALOGAR PELA ESTRADA AFORA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19460

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” como artefato cultural segundo a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas de orientação pós-estruturalista. Este artefato embora seja utilizado em um primeiro momento como um passatempo no cotidiano das crianças ou recurso pedagógico nas instituições de educação infantil, está carregado de pedagogias que constituem as infâncias por meio de representações sociais e culturais diversas. Logo, essa narrativa apresenta uma comunicação direta e indireta com o ouvinte que precisa ser desmistificada. É uma pesquisa de caráter qualitativo e foi realizada por meio de uma análise do artefato e suas narrativas. Consideramos que as narrativas ora apresentadas pelo artefato podem constituir infâncias permeadas por discursos baseados em relações de poder capazes de produzir hierarquizações de gênero.

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Biografía del autor/a

Tina Daniela Kayser, UFRGS

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU). Graduada em Psicologia pela Faculdades Integradas de Taquara. Atualmente é psicóloga na Prefeitura de Rolante. 

Luciano Nascimento Corsino, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mini currículo
É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rolante, professor colaborador e vice coordenador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/UFC) e professor colaborador Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRGS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA)

Publicado

2025-06-18

Cómo citar

KAYSER, Tina Daniela; NASCIMENTO CORSINO, Luciano. O CONTO DE FADA CHAPEUZINHO VERMELHO COMO ARTEFATO CULTURAL: PRECISAMOS DIALOGAR PELA ESTRADA AFORA . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 165–179, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19460. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19460. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação