O CONTO DE FADA CHAPEUZINHO VERMELHO COMO ARTEFATO CULTURAL
PRECISAMOS DIALOGAR PELA ESTRADA AFORA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19460Abstract
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” como artefato cultural segundo a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas de orientação pós-estruturalista. Este artefato embora seja utilizado em um primeiro momento como um passatempo no cotidiano das crianças ou recurso pedagógico nas instituições de educação infantil, está carregado de pedagogias que constituem as infâncias por meio de representações sociais e culturais diversas. Logo, essa narrativa apresenta uma comunicação direta e indireta com o ouvinte que precisa ser desmistificada. É uma pesquisa de caráter qualitativo e foi realizada por meio de uma análise do artefato e suas narrativas. Consideramos que as narrativas ora apresentadas pelo artefato podem constituir infâncias permeadas por discursos baseados em relações de poder capazes de produzir hierarquizações de gênero.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




