GÊNERO

UMA CATEGORIA PARA A CIÊNCIA E PARA A POLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19165

Resumen

Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi analisar o conteúdo mobilizado pela categoria gênero nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático. O trabalho visou compreender não apenas o que é selecionado e produzido para a escola, mas o próprio fenômeno da sua inclusão. Para tanto, apoiou-se na análise de conteúdo de livros didáticos e realizou entrevistas com autores e autoras dessas obras. Os resultados indicaram uma correspondência entre o tipo de relação da autoria com a escola e a presença desse conteúdo nos livros. Isso permitiu classificá-los em dois grupos: um marcado pela influência das agendas políticas em torno de gênero, cujo enfoque são as ações coletivas que se formam em resposta ao problema sociológico da desigualdade de gênero; e outro marcado pela influência das agendas acadêmicas, com ênfase sobre as origens dessa desigualdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Menezes Thomaz Pereira, CEFET-RJ

Possui bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Especialização em Sociologia Urbana, Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Tem experiência na área de Ensino de Sociologia, Gênero e Educação.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

PEREIRA, Marcia Menezes Thomaz. GÊNERO: UMA CATEGORIA PARA A CIÊNCIA E PARA A POLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD 2018. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 375–394, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19165. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19165. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários