A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19141

Resumen

O artigo objetiva discutir como a escola pesquisada, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG), tem desenvolvido ações para combater as violências contra as mulheres e as hierarquias e desigualdades de gênero, bem como os desdobramentos dessa atuação nas percepções de discentes sobre essas temáticas. Para a realização da pesquisa de campo utilizamos observações participantes e entrevistas semiestruturadas com seis estudantes. Após análise, observamos que existem docentes engajados/as na promoção e reflexão sobre os temas, porém persistem lacunas a serem superadas, marcadas pela omissão e ações limitadas a palestras pontuais. Embora reconheçamos a importância da circulação de sujeitos com diferentes identidades de gênero e o estímulo da escola para que assumam lugar de protagonistas nos debates, ressaltamos a urgência da implementação de práticas educativas permanentes, que promovam um ambiente que valorize a diversidade e experiências da comunidade escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Sardelich Nascimento, UFRPE

Drª em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Julyana Kalyne Henrique da Silva , Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

SARDELICH NASCIMENTO, Fernanda; HENRIQUE DA SILVA , Julyana Kalyne. A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG) . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 734–758, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19141. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19141. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários