A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG)
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19141Resumen
O artigo objetiva discutir como a escola pesquisada, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG), tem desenvolvido ações para combater as violências contra as mulheres e as hierarquias e desigualdades de gênero, bem como os desdobramentos dessa atuação nas percepções de discentes sobre essas temáticas. Para a realização da pesquisa de campo utilizamos observações participantes e entrevistas semiestruturadas com seis estudantes. Após análise, observamos que existem docentes engajados/as na promoção e reflexão sobre os temas, porém persistem lacunas a serem superadas, marcadas pela omissão e ações limitadas a palestras pontuais. Embora reconheçamos a importância da circulação de sujeitos com diferentes identidades de gênero e o estímulo da escola para que assumam lugar de protagonistas nos debates, ressaltamos a urgência da implementação de práticas educativas permanentes, que promovam um ambiente que valorize a diversidade e experiências da comunidade escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidade e Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




