INCLUSÃO EM DISPUTA
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19134Resumen
Este trabalho investiga o papel da educação inclusiva para a população LGBTQIAPN+, considerando a necessidade de contemplar grupos historicamente marginalizados nos ambientes escolares. A pesquisa trata de duas realidades educacionais, Brasil e Escócia, destacando contextos sociais distintos. Para tal, realiza-se uma abordagem de investigação de intervenção. Ou seja, aquela em que, envolvidas no objeto de estudo, nos tornamos observadoras participantes, produtoras ativas de conhecimentos. Além disso, a pesquisa contou com levantamento bibliográfico e estudo de dados oficiais. No Brasil, os altos índices de violência e a evasão escolar refletem a exclusão vivida por pessoas LGBTQIAPN+. Em contraste, a Escócia implementou, em 2021, o ensino dos direitos LGBTQIAPN+ no currículo, promovendo inclusão desde a educação básica. A análise dos dados evidencia que políticas educacionais inclusivas contribuem para ambientes escolares mais seguros. Conclui-se que a integração de temáticas LGBTQIAPN+ no currículo escolar é essencial para a construção de sociedades mais igualitárias e democráticas.
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