INCLUSÃO EM DISPUTA

CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19134

Abstract

Este trabalho investiga o papel da educação inclusiva para a população LGBTQIAPN+, considerando a necessidade de contemplar grupos historicamente marginalizados nos ambientes escolares. A pesquisa trata de duas realidades educacionais, Brasil e Escócia, destacando contextos sociais distintos. Para tal, realiza-se uma abordagem de investigação de intervenção. Ou seja, aquela em que, envolvidas no objeto de estudo, nos tornamos observadoras participantes, produtoras ativas de conhecimentos. Além disso, a pesquisa contou com levantamento bibliográfico e estudo de dados oficiais. No Brasil, os altos índices de violência e a evasão escolar refletem a exclusão vivida por pessoas LGBTQIAPN+. Em contraste, a Escócia implementou, em 2021, o ensino dos direitos LGBTQIAPN+ no currículo, promovendo inclusão desde a educação básica. A análise dos dados evidencia que políticas educacionais inclusivas contribuem para ambientes escolares mais seguros. Conclui-se que a integração de temáticas LGBTQIAPN+ no currículo escolar é essencial para a construção de sociedades mais igualitárias e democráticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda de Mendonca, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores - FFP/ UERJ / Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) . Pró-cientista do estado do Rio de Janeiro. Doutora em Politica Social pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE / UFRJ e especialista em gênero e sexualidade pela UERJ. Bacharel e licenciada em Ciências sociais, também possuí segunda licenciatura em Pedagogia. Realizou estágio de pós doutoramento em educação na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, gênero, educação, laicidade, Políticas Públicas e direitos humanos. Integra o Observatório da Laicidade educação - OLÉ e também é pesquisadora associada do "Grupo de Pesquisa e Estudos Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários Espaços Tempos da História e dos Cotidianos (GESDI). É pesquisadora associada da Universidade de Dundee (Escócia).

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Associada da Universidade do Rio de Janeiro na Faculdade de Educação. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ/PROPED (2016). Procientista (UERJ). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Especialista em Educação Especial pela UFF (1995). Especialista em Psicopedagogia pela PUC-Rio (1997). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (1999).É bacharel e licenciada em História (1993). Sub-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Conservadorismo e a Educação Brasileira da UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/FFP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: homofobia, sexualidades, gêneros, didática, currículo, cotidiano escolar, fracasso escolar, avaliação, inclusão, exclusão, processo ensino-aprendizagem.

Published

2025-08-16

How to Cite

MENDONCA, Amanda de; SEPULVEDA, Denize. INCLUSÃO EM DISPUTA: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 94–116, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19134. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19134. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários