“EU TINHA MEDO DE FALAR SOBRE ISSO”

GÊNERO, SEXUALIDADE E DOCENTES LGBTQIA+ NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19103

Resumen

O gênero e a sexualidade dissidentes são alguns dos motivos que provocam julgamentos e hierarquização dos/as sujeitos/as pela norma. Com o avanço dos movimentos anti gênero e da Escola sem Partido as instituições escolares se tornaram alvos preferenciais de ataques a essas identidades demonstrando os não lugares ocupados por essas pessoas. Este artigo, é recorte de tese doutoral, desenvolvida entre 2019 e 2022 e procura discutir como as temáticas de gênero e sexualidade atravessam as identidades pessoais e profissionais de docentes LGBTQIA+. De natureza qualitativa, envolve narrativas de cinco colaboradores/as que contaram as suas histórias de vida-formação-profissão por meio da Entrevista Narrativa. As análises, realizadas por meio da Teoria de Interpretação (Ricoeur, 2019) apontam que esses/as professores/as são atravessados/as pelo medo e pelo silenciamento no que tange aos temas do gênero e da sexualidade na escola, criando (re)existências para suas/essas identidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janivaldo Cordeiro, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com período de estágio doutoral no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professor de Matemática do Ifes (Campus Vitória) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Diferença e Inclusão (DevirES. Integrante do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica (DIVERSO - Uneb), e participa do Grupo de discussão Retóricas do Poder (Gerpor - UnB)

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008).Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Buenos Aires (2024). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB. Editora da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Membro do Conselho Editorial da Revistas RIEJA, Revista Práxis Educacional, Revista Diálogos e Diversidade e Revista Saberes e Memórias da Extensão. Integra o Conselho Editorial da Editora da UNEB - EDUNEB. Membro do Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Educação. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo/PROEX/UNEB (2009-2012). Consultora da SEC/BA - Núcleo da Educação do Campo (2010-2011). Coordenadora do Curso de Pedagogia/UNEB (2002-2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (2010-2014). Professora da Educação Básica (1991-2009). Secretária Municipal de Educação (1999-2000). Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.Pesquisas financiadas pelo CNPq (Chamada 28/2018, Chamada n 26/2021), Agência de Inovação UNEB (Edital 021/2021), CAPES (Edital 25/2019). Coordenadora do Observatório da Profissão Docente na Bahia. Coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina) e a Red de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde sua escola y comunidad. Coordenadora do coletivo baiano de docentes narradores/as. Pesquisadora da Red Travesías del Sur. Coordenadora do Coletivo Brasileiro de Redes de formação docente a partir da escola. Pesquisadora da Rede Pesquisa em Rede na América - Latina. Pesquisadora da Red de Lenguaje (Red Latinoamericana para la mejoria de enseñanza en Lenguaje). Sócia e pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro ad hoc do GT 13 Ensino Fundamental/ANPED. Coordenadora do GT 13- Ensino Fundamental/ANPED Regional. Organizadora de evento científico Nacional (CODDIBA), membro de equipe organizadora do Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e pesquisas sobre docência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente na Educação Básica, formação de professores, ensino fundamental, diversidade, ruralidades, pesquisa narrativa, linguagem.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

CORDEIRO, Janivaldo; PACHECO RIOS, Jane Adriana Vasconcelos. “EU TINHA MEDO DE FALAR SOBRE ISSO”: GÊNERO, SEXUALIDADE E DOCENTES LGBTQIA+ NA ESCOLA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 263–287, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19103. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19103. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários