A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19097Resumen
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, da Universidade Federal do Espírito Santo, e tem por interesse contar histórias das crianças em dissidência, nomeadas como meninas-molecas, por meio das memórias do contexto escolar e do cotidiano de uma cidade pequena. Considerando que tanto na escola, quanto na cidade há um tensionamento de forças entre o poder disciplinar e as artes de fazer das praticantes, inventam-se novas formas de tecer a vida. Como apostas metodológicas foram utilizadas a Conversa como ferramenta e a Pesquisas nos/dos/com os Cotidianos para contar histórias de molecagens a partir de mulheres que viveram suas infâncias em uma cidade pequena. Assim, os resultados dessa pesquisa evidenciaram que as meninas-molecas conseguem agir taticamente com suas vivências cotidianas e subverter as lógicas de gênero impostas pelos costumes locais.
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