A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19097

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, da Universidade Federal do Espírito Santo, e tem por interesse contar histórias das crianças em dissidência, nomeadas como meninas-molecas, por meio das memórias do contexto escolar e do cotidiano de uma cidade pequena. Considerando que tanto na escola, quanto na cidade há um tensionamento de forças entre o poder disciplinar e as artes de fazer das praticantes, inventam-se novas formas de tecer a vida. Como apostas metodológicas foram utilizadas a Conversa como ferramenta e a Pesquisas nos/dos/com os Cotidianos para contar histórias de molecagens a partir de mulheres que viveram suas infâncias em uma cidade pequena. Assim, os resultados dessa pesquisa evidenciaram que as meninas-molecas conseguem agir taticamente com suas vivências cotidianas e subverter as lógicas de gênero impostas pelos costumes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Psicóloga, mestranda em Psicologia Institucional pelo PPGPSI/UFES e feminista. Participa do grupo de estudo e pesquisa em sexualidade - GEPSs pelo NEPS/UFES, desde 2023. Tem interesse em pesquisas sobre gênero, sexualidade, corpos, produção de subjetividade, crianças dissidentes, educação e políticas públicas. 

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós Doutor em Psicologia. Doutor e Mestre em Educação. Graduado em Pedagogia,Professor Associado IV do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Interesses de pesquisa: Produção de subjetividade, crianças dissidentes, gênero, sexualidade, raça e processos formativos de professores, trabalhadores culturais e da saúde.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Fernanda de; RODRIGUES, Alexsandro. A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 413–433, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19097. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19097. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários