CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+
UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037Abstract
Esta revisão de escopo objetivou mapear evidências sobre o diagnóstico, a prevalência e os desfechos do câncer na população LGBTQIAPN+. Foram realizadas buscas nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, EMBASE, GoogleScholar e LILACS, incluindo estudos de qualquer desenho metodológico que abordassem múltiplas identidades e orientações sexuais, sem restrições de idioma, data ou tipo de publicação. Os artigos selecionados, publicados até janeiro de 2025, foram avaliados com base na lista de verificação do Programa de Habilidades de Avaliação Crítica. Dezessete estudos foram analisados, majoritariamente em inglês, com concentração nos Estados Unidos e Reino Unido, embora com amostragem global. Os resultados evidenciaram lacunas na implementação de métodos de rastreamento e diagnóstico precoce, frequentemente relacionadas ao preconceito, ao desconhecimento profissional e evasão dos serviços por parte da população LGBTQIAPN+. Conclui-se que a superação dessas barreiras demanda formação qualificada, permanente e culturalmente competente dos profissionais, promovendo ambientes seguros e equitativos de cuidado oncológico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




