O SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO E AS RESISTÊNCIAS DE SER MULHER AMAZÔNIDA

UMA NARRATIVA DE VIDA DURANTE A TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17403

Resumen

O estudo apresentou, sob o prisma interseccional, as dimensões que influenciam o sofrimento ético-político das mulheres amazônidas durante a trajetória de escolarização no ensino superior e as que contribuem para que elas permaneçam na universidade. O sofrimento ético-político sentido nos corpos das mulheres amazônidas considera o contexto ético-político que abrange as intersecções de gênero, regionais, étnico-raciais, socioeconômicas, culturais e ambientais. A pesquisa exploratória e descritiva utilizou a narrativa de história de vida de Tupi para expressar como as trajetórias de escolarização das mulheres amazônidas incluem ciclos de violência geracionais, abuso sexual, dificuldades econômicas, enfraquecimento de laços familiares e insegurança alimentar e habitacional. Tais obstáculos, somados à transição para o ensino superior em tempos de pandemia, configuram um panorama complexo e desafiador. Por isso, as políticas socioassistenciais, os projetos de extensão, intercâmbio, os vínculos com as professoras e colegas, os coletivos feministas e a conexão com a florestalidade amazônica foram fundamentais para a permanência e promoção da saúde integral.

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Biografía del autor/a

Breno de Oliveira Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva. Professor adjunto da Faculdade de Psicologia, na Universidade Federal do Amazonas. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UFAM).

Adria de Lima Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Psicóloga. Mestra em psicologia- UFAM. Doutora em psicologia - UFSC. Professora adjunta da universidade federal do Amazonas.

Iolete Ribeiro da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

psicóloga, amazônida, mulher negra, professora titular da Universidade Federal do Amazonas, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq 1D. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Presidenta da ABRAPSO.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

PASSOS DA SILVA, J. L., de Oliveira Ferreira, B., de Lima Sousa, A., & Ribeiro da Silva, I. (2024). O SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO E AS RESISTÊNCIAS DE SER MULHER AMAZÔNIDA: UMA NARRATIVA DE VIDA DURANTE A TRAJETÓRIA NO ENSINO SUPERIOR. Diversidade E Educação, 12(1), 672–696. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17403

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner