PEDAGOGIAS DOS ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DE JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores/as

  • Raquel Guimarães Lins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG) campus Santos Dumont
  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17372

Resumen

O artigo apresenta algumas das problematizações construídas em uma pesquisa de doutorado em educação, cujo foco esteve nos processos de constituição de juventudes, relações de gênero e sexualidades, entendidos enquanto processos educativos. As inquietações que conduziram à investigação se produziram com processos experienciados por meio da escola e dos artefatos culturais. As/os participantes foram estudantes de turmas de Ensino Médio integrado em uma escola de educação profissional e tecnológica, situada na Zona da Mata mineira. Neste artigo, apresentamos uma discussão voltada para a realização do projeto de extensão Juventudes e Diversidade em Foco, uma das estratégias de pesquisa, com especial atenção aos processos de constituição de juventudes instaurados na relação com filmes e séries indicados pelas/os participantes do projeto. Selecionamos um dos tópicos de discussão gerados com a realização do projeto: as questões envolvendo amor e paixão, a partir do filme ‘Para todos os garotos que já amei’.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Guimarães Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG) campus Santos Dumont

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE MG) campus Santos Dumont.

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Ciências Biológicas. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador adjunto do Gesed - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Guimarães Lins, R., & de Castro, R. P. (2024). PEDAGOGIAS DOS ARTEFATOS CULTURAIS NA CONSTITUIÇÃO DE JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADE . Diversidade E Educação, 12(1), 144–164. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17372

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner