Sexualidade nas aulas de educação física
Percepções de professores/as e alunos/as
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16027Resumen
O artigo objetiva analisar as percepções de professores/as e alunos/as do Ensino Médio de uma Escola Itinerante no Sul do Brasil sobre a temática sexualidade nas aulas de Educação Física. Os principais referenciais teóricos são: Louro, Foucault, Furlani, Balestrin, Pereira, Altmann e outros. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas focalizadas com quatro professores/as e seis alunos/as. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo de Mayring. Os resultados apontam que: a) o tema sexualidade ainda é considerado como um tabu; b) as/os estudantes buscam informações fora dos muros escolares; c) professores/as não se sentem preparados/as para abordar essa temática e apresentaram hesitação em função das famílias. Em síntese, há necessidade de mais discussões a respeito da temática em todas as áreas do conhecimento, e de políticas públicas que promovam essas reflexões nas escolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.