ALÉM DOS RÓTULOS

UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A PARTIR DAS MENSAGENS DE ÂNGELO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.15970

Resumen

Este relato de experiência retrata a introdução de um adolescente de pseudônimo Ângelo como auxiliar pedagógico em uma turma de Educação Infantil em um contexto cuja maioria das auxiliares são do gênero feminino. Em uma perspectiva foucaultiana, o texto busca refletir sobre o discurso de uma diretora escolar sobre a presença de Ângelo em uma instituição de educação para crianças pequenas. Busca-se fazer uma análise reflexiva sobre a prevalência de normas e estereótipos de gênero que marginalizam, restringem a diversidade e perpetuam desigualdades, bem como refletir sobre como o poder e as normas sociais influenciam ações e pensamentos, reconhecendo no texto as relações de poder e os discursos normalizantes tidos como “verdades” que circulam pela sociedade, especialmente na área de gênero e sexualidade. Este relato, além de proporcionar uma reflexão, ressalta a importância de questionar as relações de poder que sustentam práticas excludentes, buscando por resistência às normas estabelecidas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Planalto Catarinense

Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Coordenador adjunto do PPGE/UNIPLAC. Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Porto/Portugal, com intercâmbio à Université Paris IV - Sorbonne (ERASMUS 2013/2014). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela UNIPAR. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Básica da UNIPLAC (NUPEB - políticas, estéticas e diferenças). Coordenador do Comitê Científico do Eixo de Filosofia da Educação da Anped/Sul. Membro do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infância (NEFI/UERJ), membro do Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP) e membro do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS/UFSC). Possui interesses na área de filosofia da infância, filosofia da diferença e Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

de Liz, C., & Bertoncini Vicenzi, V. . (2024). ALÉM DOS RÓTULOS: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A PARTIR DAS MENSAGENS DE ÂNGELO. Diversidade E Educação, 12(1), 1344–1357. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.15970