TELEJORNALISMO E DIVERSIDADE

UMA ANÁLISE DA FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DE JORNALISTAS NEGROS NO JORNAL NACIONAL

Autores/as

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mayra Regina Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leonardo Emerson Silva e Souza Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15264

Resumen

Hoje, discute-se a inserção dos negros na sociedade e na própria mídia. No mercado de trabalho, na política ou em qualquer outro campo social, os negros estão subrepresentados ou não tem qualquer tipo de presença. O artigo analisa a ausência de negros no telejornalismo brasileiro, tomando como objeto de análise o Jornal Nacional – o telejornal de maior audiência do Brasil. São analisadas as edições de 2010, 2017 e 2020, a fim de verificar se houve mudanças sobre a inserção de negros no telejornalismo da Globo. Como resultado, constatou-se que ao longo de 10 anos, apesar de se falar em muitas mudanças no telejornalismo da Globo, o quadro de jornalistas é praticamente o mesmo – a hegemonia branca, heteronormativa e regionalmente concentrado em Brasília. Trata-se do racismo estrutural que é reproduzido na mídia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

É docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Possui pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid (Espanha) e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Meios e Mídias no contexto da pós-verdade" .

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado III do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, em regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente, atua como docente, pesquisador do curso de Comunicação Social - Jornalismo. Atua também como Professor Permanente do Programa de pós.graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Mayra Regina Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora substituta no curso de Comunicação Social/Jornalismo, do Departamento de Comunicação (DCOMS), da Universidade Federal de São João del-Rei. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Comunicação na linha "Comunicação e Poder" da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Leonardo Emerson Silva e Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

Fernandes, C. M., Oliveira, L. A. de, Coimbra, M. R. ., & Silva e Souza, L. E. (2024). TELEJORNALISMO E DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DA FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DE JORNALISTAS NEGROS NO JORNAL NACIONAL . Diversidade E Educação, 11(1), 518–546. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15264

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias