INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:

PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM

Autores/as

  • Rafael dos Santos Reis Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE https://orcid.org/0000-0003-4301-2952
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14928

Resumen

Diante da realidade na qual temos vivido, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael dos Santos Reis, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Bolsista  PROSUP/CAPES.

Eliane Rose Maio , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. 

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduada em Licenciatura em Pedagogia em 2003, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Mestre (2007) e Doutora (2014) em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Psicopedagogia Institucional. Realiza Pós-Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

dos Santos Reis, R., Rose Maio , E. ., & Aparecida do Nascimento dos Santos, D. (2024). INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM. Diversidade E Educação, 10(2), 96–123. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14928

Número

Sección

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade