AS FRONTEIRAS DO CORPO

UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER

Autores/as

  • Pedro Araújo Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14181

Resumen

A teoria educacional voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiaram-se na tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e corpo estão separados: “o corpo, localizado no âmbito da natureza, é negado na instancia da cultura”. Contudo, Louro (2016) tem feito uma construção metafórica do sujeito enquanto “viajante” para argumentar que as experiências, objetivas e subjetivas, operacionalizam-se sobre um processo de desvios e retornos sobre si, presente na construção da identidade. Essa viajem coloca o corpo como elemento fundamental, já que é nele que os sujeitos são classificados, ordenados e hierarquizados, a partir de normas e valores. Neste sentido, valendo-nos das reflexões sobre a teoria queer, analisaremos algumas partes do filme Everybody Talks About Jamie com um intuito de compreender, qual é a contribuição da escola para o discurso sobre o corpo e suas implicações; uma vez que toda a narrativa se dá em torno da escola.

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Publicado

2024-01-25

Cómo citar

ARAÚJO, Pedro. AS FRONTEIRAS DO CORPO: UMA ANÁLISE DO FILME EVERYBODY TALKS ABOUT JAMIE NA PERSPECTIVA DE ALGUMA TEORIA QUEER. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 418–428, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i2.14181. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14181. Acesso em: 5 dic. 2025.