O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA

ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO

Autores/as

  • Fabio Alves Gomes de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Renato Amantino Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13596

Resumen

Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas brasileiras a partir do ano de 2018 e como eles podem estar intimamente associados às violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Para isso, contextualizamos o cenário político atual ao qual damos o nome de “Brasil do agora” e buscamos compreender o que significa o discurso de ódio nesse contexto. Em seguida, reunimos os pronunciamentos oficiais daqueles que ocupam cargo de destaque à frente do Poder Executivo Federal, Ministério da Educação e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, evidenciado a tentativa de desmoralização das Instituições de Ensino nos âmbitos das Ciências Humanas e Sociais e de pesquisadores(as) envolvidos(as) no âmbito das pautas de gênero e sexualidades. Considerando o lugar de desvalorização ao qual a educação na atual gestão federal foi alocada, apresentamos dois casos de invasão a transmissões online de Universidades Públicas e analisamos a relação dos pronunciamentos oficiais e os discursos de ódio proferidos contra pessoas LGBTIA+ e agenda de gênero e sexualidades. Por fim, buscamos defender que tais atos de fala injuriosos encontram subsídios de existência a partir da autorização representantes do Estado para exercer LGBTIfobia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UFF). Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil.

Renato Amantino Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Bioética no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

de Oliveira, F. A. G., & Amantino Pereira, R. . (2024). O DISCURSO DE ÓDIO NO BRASIL DO AGORA: ANALISANDO OS ECOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E A LGBTIFOBIA COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO. Diversidade E Educação, 9(2), 345–373. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13596

Número

Sección

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio