“O QUE AS PESSOAS ACHAM DE NÃO-BINÁRIOS?”: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS E COMENTÁRIOS DE ÓDIO NO YOUTUBE

Autores/as

  • Manoela de Calazans Gonçalves ULBRA
  • Bianca Salazar Guizzo ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13539

Resumen

Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de pesquisa para pensar o gênero não-binário. Além disso, a Internet facilita e incentiva os discursos exaltados, tornando-se campo propício para os comentários de ódio, principalmente contra minorias sociais.  Nesse sentido, este artigo analisa comentários deixados em vídeos de dois canais do YouTube de pessoas não-binárias, focando naqueles que disferem palavras de repulsa contra as youtubers. Para isso, este artigo insere-se no campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, que enxerga os vídeos no YouTube como artefatos culturais que ensinam diferentes modos de ser e agir, bem como me fundamento em Jeffrey Jerome Cohen (2000) que aproxima a alteridade da monstruosidade.

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Biografía del autor/a

Manoela de Calazans Gonçalves, ULBRA

Mestranda em Educação. Universidade Luterana do Brasil, ULBRA

Bianca Salazar Guizzo, ULBRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do PPGEDU/ULBRA.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

de Calazans Gonçalves, M., & Salazar Guizzo, B. (2024). “O QUE AS PESSOAS ACHAM DE NÃO-BINÁRIOS?”: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS E COMENTÁRIOS DE ÓDIO NO YOUTUBE. Diversidade E Educação, 9(2), 40–65. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13539

Número

Sección

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio