DISCURSOS QUE INVENTAM CORPOS DISSIDENTES

DECISÕES JUDICIAIS CONSTITUINDO MULHERES TRANS

Autores/as

  • Taís Lima Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.
  • Anderson Ferrari UFJF
  • Roney Polato de Castro UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13499

Resumen

O artigo, adotando a perspectiva ensaísta, propõe-se a dialogar com os estudos de gênero contemporâneos para pensar a produção de corpos dissidentes, a partir dos argumentos utilizados por um juiz e uma juíza ao analisarem solicitações de garantia de direitos a mulheres trans, negando a elas a autodefinição como mulheres. Como objetivo deste estudo, propusemo-nos a debater as perspectivas de atuação do discurso jurídico como educativo, contribuindo para reiterar uma perspectiva bioessencialista de gênero que desumaniza mulheres trans e torna precárias sua cidadania e suas existências. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica acerca da temática, tendo-se como materiais de estudo obras elaboradas por ilustres autores, a Constituição Brasileira de 1988, legislações e jurisprudências pátrias pertinentes ao tema. Concluímos discutindo a necessidade de que os discursos jurídicos, e as decisões judiciais neles amparadas, apropriem-se do debate contemporâneo que problematiza as normas essencialistas de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taís Lima Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

Especialista em Direito Civil e Processual Civil. Universidade Estácio de Sá, Juiz de Fora, MG, Brasil, aluna do curso de especialização em Gênero e sexualidade: perspectivas interdisciplinares, da UFJF.

Anderson Ferrari, UFJF

Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF). Doutor em Educação pela Unicamp.

Roney Polato de Castro, UFJF

Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, coordenador do Grupo de Estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED/UFJF). Doutor em Educação pela UFJF

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

VIEIRA, Taís Lima; FERRARI, Anderson; DE CASTRO, Roney Polato. DISCURSOS QUE INVENTAM CORPOS DISSIDENTES: DECISÕES JUDICIAIS CONSTITUINDO MULHERES TRANS . Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 18–39, 2024. DOI: 10.14295/de.v9i2.13499. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13499. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio