QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA:

EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA

Autores/as

  • Welma Cristina Barbosa Mafra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha
  • Rogério Luís Pereira Mafra

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.12753

Resumen

O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis, se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos revelam que na escola heteronormativa a ideia de autodeterminação, de apreço à diversidade e respeito a dignidade humana naufraga frente à força de uma norma que fortalece o ódio e alimenta a exclusão social.

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Publicado

2024-01-25

Cómo citar

BARBOSA MAFRA, Welma Cristina; RÊGO DA ROCHA, Genylton Odilon; PEREIRA MAFRA, Rogério Luís. QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: : EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 330–354, 2024. DOI: 10.14295/de.v10i1.12753. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12753. Acesso em: 5 dic. 2025.