EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Marcelle Andrieta Damasceno Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12516

Resumen

Este trabalho de revisão integrativa busca abordar as dificuldades e limitações da educação sexual no ensino formal e defende a importância social de uma educação livre de preconceitos e padrões, em que as diferenças são valorizadas e questionamentos são promovidos, visando indicar aos professores uma alternativa para integrar a educação sexual no ensino formal de maneira interdisciplinar, utilizando-se como recursos a música “Respeita as mina” (Kell Smith) e o “Poema sobre gêneros” (Bráulio Bessa), a fim de facilitar aos professores a discussão de temas que envolvem a sexualidade e de trazer duas opções de abordagem temática. Muito mais que prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, este trabalho propõe uma educação sexual que aborde temas como machismo, diversidade sexual, homofobia e assédio sexual e garanta espaço a esses objetos de estudo, contribuindo para reflexões e para a formação cidadã do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

ANDRIETA DAMASCENO, Marcelle. EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 614–632, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12516. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12516. Acesso em: 5 dic. 2025.