“Ave Maria, chegou a macumbeira!”: tensões no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola.

Autores

  • Roniel Santos Figueiredo Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8254

Resumo

As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o contexto histórico eurocêntrico que faz parte da constituição simbólica das escolas brasileiras, os agentes que se arriscam a dialogar sobre essas questões podem ser desaprovados. Portanto, esse trabalho apresenta e discute o processo de estigmatização vivenciado por Santos, uma professora, mulher negra e umbandista ao discutir história e cultura afro-brasileira na educação básica por meio do resgate dos aspectos culturais e de luta do povo negro. Nesse sentido, é perceptível que os discentes utilizam da religiosidade da professora para colocar em xeque a sua docência, gerando conflitos e abjeções.

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Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Licenciado em Ciências Biológicas - UESB; Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade - UESB; Docente Assistente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - Campus Jequié-BA.

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores.

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Publicado

2018-10-06

Como Citar

Figueiredo, R. S., & Souza, M. L. de. (2018). “Ave Maria, chegou a macumbeira!”: tensões no ensino da história e cultura afro-brasileira na escola. Diversidade E Educação, 6(1), 13–20. https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8254

Edição

Seção

Diversidade em Debate