Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol

Autores

  • Ana Paula Vieira de Andrade Assumpção Universidade Católica de Pelotas
  • Silvia Garcia de Freitas Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7621

Resumo

A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania.  Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito.  Por isso, afetadas pelo o lugar que ocupamos – o de educadoras – e pelo desejo de estimular a reflexão em sobre tais questões, inscrevemo-nos no projeto "Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero", promovido pelo GESE, que nos ofereceu subsídios para desenvolvermos um bom trabalho com os terceiros anos do Ensino Médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vieira de Andrade Assumpção, Universidade Católica de Pelotas

Possui graduação em Letras - Português e Latim e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Licenciatura Plena. É Mestra em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (PPGL-UCPel). Atualmente é professora do Ensino Médio pelo Estado do Rio Grande do Sul. É doutoranda do curso de Letras/UCPel e membro do LEAD (Laboratório de Estudos em Análise de Discurso pêcheuxtiana), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, onde desenvolve atividades de pesquisa na linha Discurso, ideologia e inconsciente

Silvia Garcia de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2002). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e tutora presencial - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

GARCIA, Wilton. Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. Côrrea. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.

Downloads

Publicado

2018-03-18

Como Citar

Assumpção, A. P. V. de A., & Freitas, S. G. de. (2018). Discursos Entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de Português e Espanhol. Diversidade E Educação, 5(2), 91–95. https://doi.org/10.14295/de.v5i2.7621

Edição

Seção

Cotidiano da Escola