Sexo além do sexo: performances corporais e pedagogias eróticas
Abstract
O corpo passou a ser problematizado de muitas maneiras, sob as mais diversas abordagens, para múltiplos fins. Em toda parte, o chamado culto ao corpo se propagou. Em discursos acadêmicos muitos ressaltaram que ele é um objeto produzido na e pela cultura. E nas dinâmicas culturais ele pode ser observado, explicado, classificado, examinado, medicalizado e pavoneado em inúmeras performances e representações para todos os gostos e interesses. Nesse contexto, o corpo é objeto de poder. Não por acaso tantos estudos já foram feitos para demonstrar e assegurar que ele está ao lado de categorias historicamente oprimidas e marginalizadas: minorias de raça, classe e gênero (JAQUET, 2001).Downloads
References
BAUDRILLARD, Jean. A transparência do mal. Ensaios sobre os fenômenos extremos. Campinas, Papirus, 1990.
COUTO, Edvaldo Souza. Corpos voláteis, corpos perfeitos. Ensaios sobre estéticas, pedagogias e políticas do corpo. Salvador, EDUFBA, 2012.
JAQUET, Chantal. Le corps. Paris, Presses Universitaires de Frances, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. Le bonher paradoxal. Ensai sur la societé d’hiperconsommation. Paris, Gallimard, 2006.
LE BRETON, David. Individualização do corpo e tecnologias contemporâneas. Em COUTO, Edvaldo Souza e GOELLNER, Silvana Vilodre (orgs.) O triunfo do corpo. Polêmicas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.