“TUDO TEM SEU TEMPO”?
GÊNERO E SEXUALIDADE NO 1º WEBNÁRIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19466Abstract
Gênero e sexualidade são questões presentes no cotidiano escolar, quer estejam nas atividades curriculares, quer em manifestações informais. Apesar disso, políticas públicas recentes abordam esses temas de forma binária, com foco na prevenção da gravidez na adolescência pela via da abstinência sexual, o que contrasta com perspectivas educativas mais amplas. Em 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, promovendo ações e materiais educativos. Este texto analisa o documento “Tudo de Seu Tempo: Adolescência primeiro, gravidez depois – Coletânea de Artigos Científicos”, resultado do primeiro webinário vinculado a essa política. A análise evidencia uma concepção de gravidez na adolescência como “gravidez precoce” e defende uma educação sexual “moderada” e “conciliadora”, com ênfase na abstinência como alternativa “viável, democrática e eficaz” — aspectos que requerem problematização sob as lentes de gênero e sexualidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




