DISCUTINDO GÊNERO A PARTIR DO CURRÍCULO DA SÉRIE ANNE COM UM E

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19370

Abstract

Este artigo tem por objetivo divulgar uma análise sobre como as questões das relações de gênero, que aparecem na trajetória da personagem Anne Shirley-Cuthbert, da série “Anne com um E”, podem suscitar proposições curriculares. Partindo de uma fundamentação teórica baseada em Marlucy Paraíso (2007, 2012), Sandra Corazza (2001, 2003); Tomaz Tadeu da Silva (2013, 2003); entre outros, o currículo é tomado como um artefato cultural, que divulga saberes, modos de ser e existir e produz/reproduz relações de poder. A metodologia deste trabalho, de abordagem qualitativa e partindo de uma perspectiva pós-crítica, baseou-se também na Metodologia-Zapping, construída por Evanilson Gurgel e Marlécio Maknamara (2023). Os resultados obtidos possibilitam reconhecer que a série “Anne com um E” apresenta grande potencial educativo, demonstrando que artefatos culturais são recursos para a discussão de temáticas diversas, como a de gênero, por meio de um olhar analítico e atento aos cenários e vivências de personagens. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina da Silva Figueiredo, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), experiência na área de educação infantil e educação superior, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, arte e educação, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais. Atualmente vinculada como colaboradora voluntária no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJUV-UFAL).

 

Luíza Cristina Silva Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE - UFMG, na linha de pesquisa em Currículos, Culturas e Diferença. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (licenciatura e bacharelado). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Jorge Amado (2023). Especialista em Ensino de Geografia. Pesquisadora interessada nos estudos de Currículo, Ensino de Geografia, Relações de Gênero e Sexualidade, relações Étnico-raciais e Cartografias Contracoloniais.

Published

2025-06-18

How to Cite

DA SILVA FIGUEIREDO, Karina; CRISTINA SILVA SILVA, Luíza. DISCUTINDO GÊNERO A PARTIR DO CURRÍCULO DA SÉRIE ANNE COM UM E. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 271–293, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19370. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19370. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação