EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE ESCREVIVÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19168

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir possibilidades para uma Educação Integral em Sexualidade (EIS) voltada para as relações étnico-raciais, a partir de uma perspectiva feminina e negra concretizada na forma de escrevivências autobiográficas. Ao abordar aspectos sociais que contemplem as dimensões de sexualidade e conceitos-chave apontados pela Unesco (2019), buscamos trazer reflexões sobre o impacto do racismo na autoestima e autoimagem; relacionar elementos da Lei 10.639/2003 com a EIS e problematizar questões éticas envolvidas com as pesquisas médicas realizadas em populações negras. A metodologia utilizada foi a escrevivência autobiográfica da primeira autora, escrita criativa que considera e amplifica as vozes subalternas de mulheres negras. As reflexões realizadas evidenciam as potencialidades didáticas das vivências, enquanto recursos pedagógicos que utilizam a interseccionalidade para uma educação científica crítica. Conclui-se que é fundamental, para a autoestima dos/as estudantes, apresentar cosmopercepções africanas, reconhecer a intelectualidade negra, assim como os saberes tradicionais ancestrais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, EMEF Profa Ana Maria Alves Benetti/Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICASTELO). Professora PAP da Prefeitura de São Paulo.

Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Universidade Federal do ABC

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (USP), Mestrado e Doutorado em Ciências (USP). Professora Associada na Universidade Federal do ABC, na área de Ensino de Biologia.  

Published

2025-08-16

How to Cite

DANTAS DE CESAR, Luciana do Nascimento; MIRANDA, Meiri Aparecida Gurgel de Campos. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE ESCREVIVÊNCIAS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 927–948, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19168. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19168. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários