AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554Abstract
Este artigo resulta de pesquisa em nível de mestrado, onde foi realizada uma revisão sistemática da literatura acerca das ações e políticas institucionais de enfrentamento à violência de gênero nas universidades públicas brasileiras. A questão de pesquisa que fundamentou a construção dessa revisão de literatura foi: “O que se tem publicado em artigos científicos nos últimos cinco anos acerca das políticas e ações institucionais de enfrentamento à violência de gênero nas universidades públicas brasileiras? ”. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SciELO, OasisBR e Web of Science. As strings foram organizadas em torno dos conceitos “violência de gênero” e “universidade pública”. Os resultados apontam a carência na produção científica acerca da temática, bem como a importância da execução de ações de enfrentamento à violência de gênero pelas universidades públicas e a necessidade de criação de políticas institucionais que ampliem o debate sobre as questões de gênero e que garantam os direitos a acesso, permanência e qualidade de vida de mulheres e população LGBTQIAPN+ nestas instituições.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




