DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE

VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17871

Abstract

A pesquisa teve por objetivo investigar a percepção e vivência de discentes transgênero  no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise do corpus se utilizou a análise semântica de discurso. A pesquisa contou com a colaboração de discentes vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa evidenciou que, embora a UFJF se apresente como espaço de inclusão e mobilidade social, ainda reflete as desigualdades e o conservadorismo da sociedade contemporânea. Concluiu-se pela necessidade de ações afirmativas concretas e sustentáveis que assegurem a plena inclusão e respeito às pessoas trans na universidade, criando um ambiente acadêmico verdadeiramente acolhedor e inclusivo.

Downloads

Author Biographies

Mírian Abreu de Queiroz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Avançado de Governador Valadares. 

Marina Oliveira Guimarães , Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Estudos Feministas pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (em regime de cotutela). Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Direito, Sociologia e Feminismos com interesse especial nos seguintes temas: violências de gênero e contra as mulheres, feminicídios e Teorias Feministas do Direito.

Denis Alves Perdigão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD / UFMG). Mestre em Administração pela FEAD e Administrador graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Geras (PUC Minas). Ex-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Departamento de Administração - Campus Governador Valadares, da UFJF. Professor permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração no campus de Juiz de Fora. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG).

Published

2025-01-20

How to Cite

ABREU DE QUEIROZ, Mírian; OLIVEIRA GUIMARÃES , Marina; ALVES PERDIGÃO, Denis. DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 938–970, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17871. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17871. Acesso em: 6 aug. 2025.