ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL:

REVISÃO DE ESCOPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15181

Abstract

A experiência daqueles que foram expostos ao abuso sexual infantil conceitua-se como um evento estressor e, consequentemente, engloba a utilização de diferentes estratégias de enfrentamento. Isto é, esforços cognitivos e comportamentais que visem minimizar e modificar o modo de respostas do indivíduo às circunstâncias. Este estudo buscou identificar e discutir a utilização do coping por vítimas de abuso sexual infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo, nas bases de dados do PubMed, PsycINFO e SciELO, selecionando-se 30 artigos ao final. Diante dos resultados, pessoas que foram abusadas sexualmente na infância desenvolveram preponderantemente padrões de enfrentamento desadaptativos, incluindo maior evitação, sintomas dissociativos, evitativos e autolesivos, uso de álcool ou múltiplas substâncias e comportamentos sexuais de risco. No entanto, ainda que em menor comparação, também possibilitaram desenvolvimento de estratégias adaptativas de enfrentamento, como resiliência, religiosidade, diálogo de confiança com os profissionais de saúde, e apoio da rede familiar/social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kamila Caroline Silveira Noronha

Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas.

Consuelena Lopes Leitão

Psicóloga, doutora em Antropologia, docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Gisele Cristina Resende

Psicóloga, doutora em Psicologia, docente da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Breno de Oliveira Ferreira, UFAM

Pedagogo e Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva, coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Published

2024-01-25

How to Cite

NORONHA, Kamila Caroline Silveira; LEITÃO , Consuelena Lopes; RESENDE, Gisele Cristina; FERREIRA, Breno de Oliveira. ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: : REVISÃO DE ESCOPO. Diversity and Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 149–176, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.15181. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15181. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias