DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9200

Resumo

Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.

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Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Diego Ebling do Nascimento é professor, pesquisador e extensionista em Dança e Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Mestre e graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP).

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Pelotas. 

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Publicado

20-02-2020

Como Citar

Nascimento, D. E. do, & Afonso, M. da R. (2020). DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS. Diversidade E Educação, 7(2), 224–251. https://doi.org/10.14295/de.v7i2.9200

Edição

Seção

Diversidade em Debate