Estudos de gênero no conto tchau, de Lygia Bojunga
Uma proposta para as aulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8610Resumo
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Notas de literatura I. Tradução: Jorge de Almeida. 34ª Ed. São Paulo: Duas Cidades, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução: Mario Laranjeira. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOJUNGA, Lygia. Tchau. 19ª Ed. Rio de Janeiro: Casa da Lygia Bojunga, 2014.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2ª Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2016
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2ª Ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva. Estética da Recepção e Teoria do Efeito. S/d. Disponível em: <https://abiliopacheco.files.wordpress.com/2011/11/est_recep_teoria_efeito.pdf>. Acesso em 04 de outubro de 2017.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 24ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
EVANS, Vyvyan. How Words Mean: lexical concepts, cognitive models, and meaning construction. Oxford: New York, 2009.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 2002.
GIBBS, Raymond W. Why cognitive linguists should care more about empirical methods. In: MARQUEZ, Monica Gonzales; MITTELBERG, Irene; COULSON, Seana; SPIVEY, Michael J. Methods in cognitive linguistics. John Benjamins Publishing Company: Philadelphia, 2006.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999, v. 2.
____. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, v. 1.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
JOUVE,Vincent. A Leitura. Tradução de Brigitte Hervor. São Paulo: Edunesp,2002.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1989.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5ª Ed. São Paulo: Ática, 1999.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga Neto. 5ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Mãe de família comete crime só para ser presa e passar um tempo sozinha. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ugyxiHlYj6c>. Acesso em 28 de julho de 2017.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução a pedagogia critica nos fundamentos da educação. 2ª Ed. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997.
Prêmios. In: Casa Lygia Bojunga. Página da web. Disponível em <http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/premios.html/>. Acesso em 18 de março de 2017.
ROCCO, Maria Tereza Fraga. Literatura e ensino: uma problemática.São Paulo: Ática, 1992.
ZUÑIGA, Miryan E. Apuntes para una pedagogia de los programas educativos com mujeres de sectores populares. In: BUTTNER, T.; JUNG, I.; KING, L. (Orgs.). Hacia una pedagogía de género: experiencias y conceptos en documentos del Seminario Latinoamericano sobre experiências en educaciónno formal con mujeres. Melgar, Colombia, 28 oct.1 nov. 1996. Fundación Alemana para El Desarrollo Internacional (DSE), Centro de Educación, Ciencia y Documentación (ZED), IUE, CAFAM, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.