Estudos de gênero no conto tchau, de Lygia Bojunga

Uma proposta para as aulas de língua portuguesa

Autores

  • Stefany Silva do Nascimento UNIOESTE; UNIFACVEST
  • Odair José Silva dos Santos UCS

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8610

Resumo

O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Stefany Silva do Nascimento, UNIOESTE; UNIFACVEST

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, PR. Acadêmica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIFACVEST, CEP 88503-190, Lages, SC.

 

Odair José Silva dos Santos, UCS

Pós-doutorando e Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, CEP 95070-560, Caxias do Sul, RS. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas, IFAL.

 

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Publicado

11-09-2019

Como Citar

Silva do Nascimento, S., & José Silva dos Santos, O. (2019). Estudos de gênero no conto tchau, de Lygia Bojunga: Uma proposta para as aulas de língua portuguesa. Diversidade E Educação, 7(1), 285–302. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8610