HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM

O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES

Autores

  • Roberta Soares Cornely Uergs- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sandra Monteiro Lemos Uergs- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15832

Resumo

Recorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias.       

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Soares Cornely, Uergs- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação: Inovação, Diversidade e Memória, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil (2021) Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2019) Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2019). Graduanda em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Farese (2021). É Professora da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos, especializada nos Direitos da Criança e do Adolescente (Conselheira Tutelar de 2006 a 2019) na cidade de Novo Hamburgo. Palestrante sobre Direitos das crianças e Adolescentes e Direitos das Mulheres. Fundadora do Coletivo Feminista Elza Soares (2019). Representante da Cultura na Rede Integrada de Laços Lilás (rede de atendimento às mulheres vítimas de violência). Atualmente Gerente de Gestão de Projetos Socioculturais na Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo.

Sandra Monteiro Lemos, Uergs- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Desde 2014 é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, lotada na Unidade de Montenegro, atua nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Teatro, Música e Dança. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UERGS - Unidade Litoral Norte. Integrante da Linha IV - Educação, Culturas, linguagens e práticas sociais. Integra, igualmente, o Núcleo Temático de Educação e Cultura do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares - LEAM/UERGS/Pólo UAB Gramado. Foi Subsecretária Adjunta - na Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação - SEDUC/RS (janeiro à julho de 2023). Foi Vice-Reitora e Superintendente de Planejamento da UERGS (2018-2022). Coordenou (2015 a 2018) o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/UERGS, atuando, também, como coordenadora estadual do FORPIBID/RS. Teve atuações como professora convidada em instituições educacionais privadas, em cursos de graduação e de Pós-graduação (2008-2014). Prestou serviços como consultora pedagógica da UNESCO (2005/2006), Secretarias de Educação, Institutos Federais e Estaduais de Pesquisa. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo Cultura e Sociedade - NECCSO/UFRGS. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos - EJA.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Soares Cornely, R., & Monteiro Lemos, S. (2024). HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES. Diversidade E Educação, 11(2), 788–805. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.15832