GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EXPERIMENTAÇÕES:

PERCURSOS DE VIDA E DE FORMAÇÃO

Autores

  • Vilma Nonato de Brício UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14515

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Escrever sobre as experiências do Grupo exige um confronto com a memória, com as narrativas que constituem o dispositivo da escrita, com as problematizações teórico-metodológicas que construímos em nossas pesquisas e com nosso compromisso ético-político com a produção de conhecimento em gênero, sexualidade e educação. Partindo de narrativas pessoais e da produção dos integrantes do Grupo problematizo algumas noções teórico-metodológicas tomadas de empréstimos da caixa de ferramentas foucaultianas acionadas nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O artigo será organizado em dois eixos: no primeiro momento damos a ver a criação do grupo, das nossas movimentações individuais e coletivas no ensino, na pesquisa e na extensão; no segundo momento discutimos alguns conceitos de nossas escolhas teórico-metodológicas.

PALAVRAS-CHAVE: Grupo de Pesquisa. Experiência. Gênero. Sexualidade. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Nonato de Brício, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestra em Educação (Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Abaetetuba), atuando no ensino, na pesquisa e na extensão na Faculdade de Educação e Ciências Sociais e no Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) no Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. Suas atividades de pesquisa e de orientação de pesquisa voltam-se para o campo da Educação, com ênfase nas questões de juventude, gênero, sexualidade, currículo e práticas de subjetivação a partir do referencial metodológico de Michel Foucault.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Brício, V. N. (2024). GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EXPERIMENTAÇÕES: : PERCURSOS DE VIDA E DE FORMAÇÃO. Diversidade E Educação, 10(1), 183–205. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14515

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc