PEDOFILIZAÇÃO E SCRIPTS DE GÊNERO

O QUE PODE A PRODUÇÃO TEÓRICA DE UM GRUPO DE PESQUISA?

Autores

  • Cristiano Eduardo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14319

Resumo

Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, vinculado ao PPGEdu/FACED/UFRGS, em articulação com dois grupos de estudos, o GEERGE e o GEIN. A partir da análise documental, buscamos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que referenciassem as possíveis colaborações desses grupos. Os resultados apontam que, em duas décadas de existência (2001-2021), o eixo vem se destacando pela produção dos conceitos de pedofilização e scripts de gênero, com um número significativo de trabalhos. As análises mostram ainda a importância das articulações com graduação e pós-graduação, por meio da extensão e ensino, estabelecendo uma rede de interlocuções, resultando na criação de outros grupos de pesquisa. O estudo também evidencia a importância do investimento das temáticas corpo, gênero e sexualidade na formação docente, em especial no que tange a Educação Infantil e as infâncias.

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Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Mestre em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Rosa, C. E. da, Felipe, J., & Sá-Silva, J. R. . (2024). PEDOFILIZAÇÃO E SCRIPTS DE GÊNERO: O QUE PODE A PRODUÇÃO TEÓRICA DE UM GRUPO DE PESQUISA?. Diversidade E Educação, 10(1), 64–82. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14319

Edição

Seção

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc