QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA:

EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Welma Cristina Barbosa Mafra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha
  • Rogério Luís Pereira Mafra

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.12753

Resumo

O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis, se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos revelam que na escola heteronormativa a ideia de autodeterminação, de apreço à diversidade e respeito a dignidade humana naufraga frente à força de uma norma que fortalece o ódio e alimenta a exclusão social.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Barbosa Mafra, W. C. ., Rêgo da Rocha, G. O. ., & Pereira Mafra, R. L. . (2024). QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: : EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidade E Educação, 10(1), 330–354. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.12753