A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Autores

  • Gardenia Oliveira Muniz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Talamira Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12677

Resumo

A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal Estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres e sua permanência na docência. Como objetivo analisamos como as demandas da docência implicaram na vida dessas mulheres e suas escolhas. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico, que recorre à história de vida como processo de investigação de si. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho e até mesmo sua saúde.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

OLIVEIRA MUNIZ, Gardenia; RODRIGUES BRITO, Talamira Taita. A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 128–154, 2024. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12677. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12677. Acesso em: 5 dez. 2025.