A TRAJETÓRIA DOCENTE DE MULHERES QUE LECIONAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12677Resumo
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal Estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres e sua permanência na docência. Como objetivo analisamos como as demandas da docência implicaram na vida dessas mulheres e suas escolhas. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico, que recorre à história de vida como processo de investigação de si. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho e até mesmo sua saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




