A/R/TOCARTOGRAFIAS PARA DECOLONIZAR NOSSOS SENTIDOS SOBRE OS CORPOS MINORITÁRIOS

Autores

  • Fabiana Aparecida de Carvalho UEM
  • Maddox Cleberson Diego Gonçalves Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12662

Resumo

Num movimento a/r/tográfico (inter-relação textual, imagética com problematizações e a construção de narrativas que não se esquadrinham pela lógica acadêmica) e com aportes teóricos decoloniais do sul global, discutimos a naturalização de certos discursos na biologia e nas artes visuais com o propósito de problematizar a colonização dos sentidos para os corpos, gêneros e as sexualidades minoritárias. Saberes colonizados adensam as Pedagogias Culturais e guiam entendimentos que apagam a outridade e os pertencimentos de classe, etnia, gênero, de lugar. Trabalhamos com imagens e representações como potências poéticas e epistêmicas, causadoras de abalos no regime de colonialidade do poder/saber e como brechas e fraturas dos discursos normativos, coloniais, biológicos e naturalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida de Carvalho, UEM

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora Adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá (DBI/UEM), Coordenadora do Grupo de Estudos das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade (GEPECOS/UEM).

Maddox Cleberson Diego Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professor Assistente Colaborador do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (NUDISEX/UEM) e no grupo  no grupo DOBRA - Grupo de Pesquisa em Arte, Subjetividade, Educação e Diferença

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), Universidade Estadual de Maringá, Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (NUDISEX/UEM/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

de Carvalho, F. A., Cleberson Diego Gonçalves, M., & Maio, E. R. (2021). A/R/TOCARTOGRAFIAS PARA DECOLONIZAR NOSSOS SENTIDOS SOBRE OS CORPOS MINORITÁRIOS. Diversidade E Educação, 9(Especial), 532–551. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12662

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..