PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO JORNAL LAMPIÃO DA ESQUINA (1978)
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12644Resumo
O Ato Institucional Número 5 perde forças no Brasil em 1978. E é nesse contexto que a imprensa alternativa da época produz o jornal Lampião da Esquina. O estudo consiste no exame desse artefato, produzido por um grupo de intelectuais, artistas e jornalistas brasileiros que, inspirados em Winston Leyland, editor da revista norte-americana Gay Sunshine, veiculam uma publicação semelhante no Brasil. O debate toma como referência os campos teóricos dos Estudos Culturais e de Gênero, em aproximação com a vertente pós-estruturalista. Examinamos matérias das cinco primeiras edições deste jornal, tomando-o como uma instância educativa do período estudado, partindo da seguinte indagação: quais pedagogias de gênero e sexualidade este artefato cultural produz? O exame do material evidencia que a publicação operou na produção de pedagogias de gênero e de sexualidade, em um período histórico, marcado pela opressão e silenciamento, atuando para ampliar formas de autoafirmação, reconhecimento social e ampliação de direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.